segunda-feira, 9 de abril de 2012

O que é o Vivendo de Fundos Imobiliários?

Vou tentar explicar para vocês de forma mais simples. Digamos que você pensou em sua vida em viver de renda de aluguéis de imóveis, porém, não tem condição de adquirir um imóvel ou mesmo que tenha acha muito complicado ter que comprar um imóvel e administrá-lo.

Para isto existem os fundos de investimentos imobiliários, os FII. Você compra parte de imóveis comerciais ou fundos que trabalham com CRI e pode ter sua cota valorizada igual a de um imóvel. Além disto, você recebe os dividendos mensais (como se fosse o aluguel do imóvel). 


O investimento através de cotas de fundos imobiliários traz inúmeras vantagens ao investidor imobiliário. As mais importantes são:

Acesso a empreendimentos de qualidade: Os fundos reúnem vários investidores que, somados, representam um volume de investimento importante, possibilitando adquirir participações ou mesmo imóveis inteiros antes inacessíveis a investidores individuais.

Acesso a inquilinos ou atividades de primeira linha: Os fundos imobiliários brasileiros são proprietários de grandes shopping centers (ex.: Shopping Higienópolis, Dom Pedro, ABC Plaza, etc.), empreendimentos dentro os melhores do país no setor varejista, além de possuírem imóveis locados a inquilinos de excelente qualidade (ex.: Petrobrás, no Fundo Torre Almirante; Atento (Grupo Telefônica) no Memorial Office; CEF no Almirante Barroso ou o Banco do Brasil no BB Progressivo).

Acesso de investidores de qualquer porte: pelo valor baixo de suas cotas (os lançamentos mais acessíveis aceitaram investimentos iniciais a partir de R$ 1.000,00), desde pequenos poupadores até grandes fundos de pensão ou fundos internacionais têm acesso a este mercado.

Praticidade: para se vender um imóvel, por menor que seja, há necessidade de se obter uma série de certidões, anuência do cônjuge, além de custos caros de corretagem, cartório, ITBI, etc., num processo moroso e caro. As cotas dos Fundos Imobiliários que são alvo dos investidores pessoa física são negociadas na BOVESPA, cuja negociação é rápida (uma vez fechado negócio, o vendedor recebe seu dinheiro em D+3, ou seja, no 3º dia útil após o dia da venda) e sem qualquer burocracia, desde que as cotas estejam depositadas junto à corretora de valores que representa o vendedor.

Fracionamento: se um proprietário de um imóvel necessita de recursos para uma viagem, por exemplo, e só possui um imóvel, terá que vendê-lo, mesmo que o valor que necessite seja parte do valor que estava investido no imóvel. Com cotas de um fundo imobiliário basta vender somente o montante necessário. Por outro lado, se um investidor recebe a renda de um fundo imobiliário e não vai necessitar destes recursos, pode comprar mais cotas deste fundo ou de outro; com imóveis, da forma tradicional, isto não é possível.

Transparência: a negociação das cotas num mercado organizado e transparente como o da BOVESPA traz a segurança de que se está fazendo um negócio pelo melhor peço possível no momento, já que todo o mercado tem a informação do que está ocorrendo, bem como das ofertas de compra e venda.

Terceirização da administração: ter cotas de um fundo imobiliário é não ter que administrar diretamente o investimento imobiliário feito, missão que é desempenhada por profissionais do mercado, fiscalizados e sob a responsabilidade de uma instituição financeira administradora.

Parte final do texto colada do site www.fundoimobiliario.com.br